terça-feira, 29 de janeiro de 2008

SARGENTO


O comandante do pequeno escalão
Fundamental na cadeia de comando, o sargento coopera para o cumprimento oportuno das decisões tomadas. É modelo de chefe para os cabos e soldados, tendo com estes uma estreita relação de confiança. Mesmo no contexto da guerra moderna, na qual a tecnologia muitas vezes substitui o homem, o sargento tem papel de destaque, pondo à prova, nesses tempos informatizados, conhecimento técnico, habilidade de executar e capacidade de dirigir pequenos grupos. Como comandante de pequena fração (grupo de combate, seção, peça), o sargento não é um mero executante, mas um gestor da capacitação técnica e tática dos subordinados. É responsável também pelo bem- estar e moral da tropa que comanda, pelo material sob sua responsabilidade, pela aplicação da doutrina, pelo entusiasmo dos subordinados.
A ascensão funcional
Ao longo de sua carreira, o sargento vê aumentadas suas responsabilidades. Como 2º sargento, trabalha como auxiliar de informações e auxiliar de operações, cooperando para o sucesso da busca e coleta de informações e da manobra da unidade. Além disso, é também auxiliar de administração, peça fundamental para o bom andamento dos trabalhos de estado-maior.
Na guerra moderna
Mais do que um auxiliar do oficial, o sargento, atuando como especialista, é um verdadeiro assessor do chefe na guerra moderna. É dotado de conhecimentos técnicos que o habilitam a manejar computadores, sistemas de tiro informatizados, meios eletrônicos. A par desse domínio dos instrumentos da Era da Informação, o sargento continua a ser figura carismática diante da tropa, sendo sua capacidade de liderança essencial para a manutenção dos níveis de coesão das pequenas frações.

0 comentários: