terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PELOTÃO DE INFANTARIA - PINFA



O Pelotão é predominantemente jovem. Nele, exige-se o espírito de aventura e de audácia, a coragem, a impetuosidade, a criatividade, o entusiasmo, o dinamismo, a tenacidade, o espírito de corpo, atributos que caracterizam seus componentes.

Seu comandante, o tenente, encarna, em si mesmo, a síntese de todos esses atributos. É literalmente – e o tempo todo – seguido por seus comandados. Sempre à frente, e por eles imitado.

O pelotão é uma organização ternária. Possui, normalmente, três subdivisões, com denominações diversas. Mais conhecidos são os grupos de combate, dos pelotões de fuzileiros, da Infantaria. Em outros tipos de pelotão há outras, denominadas Seções. Os comandantes dessas subfrações são sargentos, tão jovens quanto os tenentes e cujos atributos, à semelhança daqueles do tenente, emolduram o respeito, a disciplina e a obediência que servem de exemplo aos cabos e soldados.O pelotão é a menor célula de coesão de uma Força. No tecido que une o Força como um só organismo, disciplinado, vibrante, vocacional, o pelotão representa a célula-mater. O sentimento militar de seus componentes, integra-se por sua vez, aos dos demais pelotões no espírito de subunidade e unidade.

0 comentários: