terça-feira, 29 de janeiro de 2008

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS








Introdução

Ao estudar o Comando da Aeronáutica, é necessário considerar que a FORÇA AÉREA BRASILEIRA é um dos cinco vetores básicos do poder aeroespacial, ao lado da Aviação Civil, da Infra-estrutura aeroespacial, do Complexo Científico-Tecnológico Aeroespacial e da Industria Aeroespacial.
A participação de nossa Força Aérea nesse mesmo esforço da sociedade brasileira a fez levar a Bandeira verde-amarela aos mais longínquos rincões do país, na condição de um dos mais vigorosos agentes de integração nacional, como resultado de suas características de mobilidade, alcance e flexibilidade. Mais que estar adestrada para o combate, a Força Aérea Brasileira faz questão, também, de atuar em um sem-número de programas orientados para objetivos nacionais definidos pelos Poderes Políticos.







GERAL

1. A Guarnição é composta pelas seguintes unidades:
-Academia da Força Aérea (AFA)
-Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)
-Destacamento de Controle do Espaço Aéreo(DTCEA-YS)
-Prefeitura de Aeronáutica (PAYS)
-Fazenda de Aeronáutica (FAYS)

2.ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
A sua missão é forjar homens, desenvolvendo, incentivando e aprimorando nos cadetes os atributos intelectuais, morais e físicos, tornando-os verdadeiros líderes, de forma a termos, como produto final deste treinamento, Oficiais capazes e eficientes, à altura dos padrões exigidos por uma moderna Força Aérea.

A Academia da Força Aérea é composta pelas seguintes Divisões e principais Subdivisões:

COMANDO DA AFA DIVISÃO ADMINISTRATIVA (DA) DIVISÃO DE ENSINO(DE) DIVISÃO DE SUPRIMENTO
-Secretaria -Seção de Investigação e Justiça(SIJ) -Gráfica E MANUNTENÇÃO(DSM)
-Comunicação Social -Assistência Social -Seções de Instrução -T-25
-Capelania -Clubes -Biblioteca -T-27
-Seção Foto -Processamentos de dado (SPD) -Subdivisão de Inst. Vôo -Suprimento
-Cinema -Subdivisão de Intendência(SDI)
-Posto CAN -Subdivisão de Pessoal(SDP) SUBDIVISÃO DE INFRA-ESTRUTURA
-Museu -Subdivisão de Saúde

CORPO DE CADETES DA AERONÁUTICA(CCAER)



BATALHÃO DE INFANTARIA-84 (BINFA)



3. BATALHÃO DE INFANTARIA – 84 (BINFA-84)
” BATALHÃO CAP.INF LUIZ CARLOS FERREIRA PRADO”. onde o 8 é 8º BINFA, o 4 do 4º COMAR.
O Batalhão de Infantaria é uma Subunidade da AFA, subordinada ao Comandante de Unidade Militar e tem as seguintes atribuições
a) A execução das atividades de Polícia da Aeronáutica;
b) A execução das atividades de Serviço Militar;
c) A execução das atividades de Contra-Incêndio da Unidade;
d) A realização dos Cursos de Formação e Especialização de Soldados;
e) A Guarda e Segurança das Instalações e vilas residenciais;
f) A manutenção dos presos disciplinares e de justiça;
g) A manutenção, estocagem e segurança de todo material bélico da AFA; e
h) A execução do Cerimonial Militar da Unidade.






. 2ª COMPANHIA DE INFANTARIA :
Responsável pela realização dos Cursos de Formação e Especialização de Soldados.
O Curso de Formação de soldados (CFSD) tem a duração de aprox.15 semanas e é estruturado em 02 períodos:
Adaptação (09 semanas) e Formação(06 semanas).
Através da 2ª Companhia de Infantaria ( 2ª CINFA) tem por finalidade proporcionar aos conscritos formação militar nos padrões requeridos para os soldados de 2ª Classe (S2), que atendam aos interesses do Comando da Aeronáutica, capacitando-os a desempenhar atividades inerentes ao Subgrupamento de Serviço de Guarda (SSG) e Subgrupamento de Apoio ( SAP).

DIVERSOS:
- Cada pelotão é comandado por um tenente e auxiliado por sargentos, além de cada pelotão ter um LÍDER DE PELOTÃO que será um militar do próprio pelotão que pela conduta, apresentação pessoal e capacidade profissional se destaque dentre os seus pares.
-São constituídas 03 equipes de faxina, sendo que cada uma delas corresponde a um pelotão e o CHEFE DA EQUIPE DE FAXINA é o mesmo líder de pelotão, o qual distribuirá funções e fiscalizará.
-Existe a turma de instrução, conforme a necessidade e efetivo poderão ser mais de uma, e terá um chefe de turma que será trocado diariamente pela seqüência numérica e será responsável pelo controle do efetivo e pela disciplina.
-Existe o LÍDER DE ELEMENTO, militar do mesmo ou de outro pelotão previamente determinado e será responsável pela conduta, disciplina, orientação e fiscalização de 03 outros soldados.

20 comentários:

Modesto disse...

Tive o prazer de fazer parte da 2º/96 e servir com o na época 2S Vinicio,devo dizer que até hoje sinto saudades da caserna e das grandes amizades que fiz na A.F.A

Radio Impact Sound. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

3 anos 11 meses e uns dias de BINFA na minha vida, na época ainda 3 sgt Vinícius , ele foi um grande instrutor vou carregar seus ensinamentos pro resto da minha vida... S2 Tadeu SMA do BINFA 1ª turma de 1994... saudades!!!

matias disse...

servi na primeira turma de 2006 e fui previlegiado com as instruçoes do 1S Vinicio , oq aprendi nas intruçoes nao m sevirao somente no meu tempo de soldado e sim levarei por toda minha vida uma esperiencia q jamais esquecerei primeiro dia de recruta era apenas 100 recrutas desconhecidos depois de + 45 dias convivendo junto longe da familia esse msm 100 desconhecido passaram a ser 100 irmao q ganhei no tempo curto quantas madrugada preparando fardamento para o dia seguinte oq nós dava força era os amigos q fiz nesse periodo atravez das conversar pessoais e particulares q passamos adividir ums com os outros e assim iamos seguindo ,eo oq nao deichava agente dormir e assim comprir com nossos deveres.depois de formados tivemos pouco contatos uns com os outro e pouco a pouco agente via amigo de turma indo enbora e nunca + agente s vimos mas , s algum deles q esteve na 1ª TURMA DE 2006 ler oq escrevi intendera bem oq eu disse e tenho serteza q tambem levara os conhecimento Q tivemos a previlengio de receber do do antigo 1S VINIO E MERECIDAMENTE HOJE SUB OFICIAL VINICIO deixo aqui uma pequena parte da inportancia q deve o recrutamento em minha vida LEVAREI pro resto da minha vida e terei um preser de contar um pouco da minha historia um dia para meu filho uum abraço a todos amigos q fiz na A.F.A NESSES 4 ANOS SALDAES 1ª turma de 2006 enternamente guarada na memoria e em meu coraçao boa sorte pra todos irmao

Unknown disse...

Prezado Sargento,

Tive o prazer e a honra de servir na AFA na 1a. turma de 1980, na PA, ainda no antigo BGS.
Na época, como garoto que era, não a noção exata de tudo o quanto eu aprendi aí na Academia.
Hoje, passados 30 anos de aprendizado, ainda me lembro muito bem da camaradagem dos colegas de turma, bem como de todos os Sargentos e Oficiais responsáveis pela nossa instrução. Parabéns Sargento pelo blog. um grande abraço. Daniel Ferrareze - S2 80 030.

Unknown disse...

tive o prazer de servir na 1 turma de 1993 tive a honra de conhecer o 1sgt cantarino e 1sgt abreu na qual eu aprendi muito, agradeço a Deus e a eles por ter passado esse tempo na fab um abraço a todos sd coimbra.

caval disse...

Também tive a honra e o prazer de ser formado pelo ilustre Sgt. Vinicio, Sgt. Renato 1°T/1993. Parabéns pela jornada, e como sempre o merecimento vem.

S2 Cavalcante
acp.caval@bol.com.br

Obs.: Na foto com todos sentados no chão, da direita para esquerda, sou o 2° na segunda coluna, segunda fila. Saudade....rsss
Abraços à toda turma!!!

caval disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wagner Buck disse...

Wagner:Com muito orgulho fiz parte da 2ªturma de 91 tenho muitas saudades dos meus companheiros,sem a nenor duvida foi uma das melhores fases da minha vida deixo um grande abraço a todos da minha turma e tb para todas as turmas da nossa querida A.F.A S2 SAP BUCK

Anônimo disse...

tambem tive o prazer de servir junto com o Modesto e com o sgt Vinicios.Foi uma honra servir a A.F.A com voce e todos da nossa turma.

AFA - 2ª Turma de 1993 - BINFA AFA - BINFA disse...

A 2ª turma de 1993 foi a turma que teve suas promoções para soldado de 1ª classe canceladas devido ao concurso para soldados de 1ª classe especializado 'CESD', que começou a ser realizado a partir desse período.

Mesmo assim, muitos soldados que foram aprovados no concurso e que foram promovidos à soldado de 1ª classe especializado, estão até hoje na justiça exigindo seus direitos por terem sidos dispensados como se estivessem no serviço obrigatório.

É bem provável que muitos consigam ainda ter o direito de voltar a ser um militar de carreira adentrando novamente nas fileiras da Força Aérea, para isso não poderão ter mais que 44 anos de idade.

AFA - 2ª Turma de 1993 - BINFA AFA - BINFA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RICARDO disse...

FUI DA 1ª TURMA 1980 DO 4ºAR, TENHO ORGULHO DE SER UM S2 DA FORÇA AEREA BRASILEIRA - RICARDO S FAUSTINO - 1ªTURMA DE 1980

RICARDO disse...

FUI DA 1ª TURMA 1980 DO 4ºCOMAR,IPIRANGA TENHO ORGULHO DE SER UM S2 DA FORÇA AEREA BRASILEIRA - RICARDO S FAUSTINO - 1ªTURMA DE 1980
AMIGOS DA ÉPOCA MANDEM NOTÍCIAS UM GRANDE ABRAÇO EM TODOS

Unknown disse...

Christian Marcelo Fui 2° turma 91 foi a ultima que ralou pra valeu. ficou conhecida com uma das que deu mais problema. foi da 2° companhia sobre o comando do sgt Manoel esse foi o melhor sgt segurava todos os B.O tinha o respeito da companhia S2 SAP SALDANHA

Unknown disse...

VI COMAR 1 De 1994

Pô Gente Quanta Saudades Daquela época Nossos Sargentos ( SgtPenido, Sgt Flavio,Sgt Garcia, Sgt Fabio E O Sargentiante Albertino) Sei Que Uma Galera Ja Se Foi Mais Se Tivesse Como ReunIr

Unknown disse...

Grande Ferrareze sou o Laerte servimos juntos PA. Tudo bem com vc ?
Precisamos tentar juntar a turma.
Tem contato com alguém da nossa turma ? Abraço

Unknown disse...

Grande Ferrareze sou o Laerte servimos juntos PA. Tudo bem com vc ?
Precisamos tentar juntar a turma.
Tem contato com alguém da nossa turma ? Abraço

Unknown disse...

Com muita honra ,Binfa :na luta ,Coragem pra valer ,Diante do inimigo valente eu ei de ser,Na fúria do combate lutar a até vencer ,In-fan-taria... Saudades honra a todos guerreiros

Unknown disse...

Tive o prazer de servir na 1° turma de 84 Binfa 84 AFA sobre o comando do então 1°SGT ANDRADE quê para nós sob seu comando apreendemos muito. Salve 1° turma de 84 AFA ..S1 84 115 L.Pereira (PA).