quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

BATERIA HISTÓRICA CAIENA

Bateria Caiena foi como ficou conhecida a tropa brasileira, enviada por D. João VI, para conquistar a Guiana Francesa em 1809. Quando Portugal foi invadido pelo exército francês, comandado por Napoleão Bonaparte, a família real fugiu para o Brasil, que na época era sua principal colônia.
Em 10 de junho de 1808, D.João VI declarou guerra à França e imediatamente determinou a ocupação da Guiana Francesa. Uma bateria de 470 soldados brasileiros, sob o comando do Tenente-Coronel Manuel Marques d’Elvas Portugal, invadiu o território com o apoio de uma esquadrilha da Marinha inglesa.
Em 12 de janeiro de 1809, a tropa conquistou a cidade de Caiena, capital da Guiana, e o governador local se rendeu. Desde então, este corpo de artilharia, um dos primeiros de nossa história formado por brasileiros, ficou conhecido como Bateria Caiena.Portugal manteve a posse da Guiana Francesa até 1817. Nesse período, o território foi governado pelo desembargador brasileiro João Severiano Maciel da Costa, mais tarde Visconde e Marques de Queluz.
Durante a ocupação, foram trazidas para o Brasil várias mudas de fruta-pão, abacateiro, palmeiras reais e uma variedade de cana-de-açúcar, depois conhecida por caiana, nome derivado de Caiena.A presença da família real portuguesa inaugurou uma nova era militar no Brasil. Em 1809, aconteceu a vitória da Bateria Caiena. Em 1810, foi criada a Academia Real Militar, no Rio de Janeiro, que proporcionou a formação de comandantes nacionais.
Organizaram-se os arsenais de guerra e os hospitais militares. Abriram-se fábricas de pólvora e de ferro. Tropas de primeira linha passaram a ser integradas por brasileiros, como os regimentos de cavalaria, os corpos de artilharia e os batalhões de caçadores.
Em 1815, o Brasil, que era colônia, foi elevado à categoria de Reino. A mudança foi favorável para a organização do sistema militar brasileiro, que ganhou mais autonomia em relação a Portugal. Foi criado o Ministério da Guerra, que passou a centralizar todas as forças militares de terra, até então a cargo dos vice-reis e capitães.

4 comentários:

Unknown disse...

Não encontro confirmação para a vossa afirmação de a tropa que foi enviada para Caiena ter ficado conhecida por Bateria Caiena, sendo certo que era constituida, na sua maior parte,por forças de Infantaria. Ficaria muito grato pela indicação das fontes que serviram de base para a referida afirmação.
Silvino Curado

Unknown disse...

uma fonte seria o revista verde_oliva nº195

Unknown disse...

Agradeço a informação de Kantraz. Com todo o respeito pela Verde-Oliva, o que eu procuro são as fontes onde se começou a designar a referida tropa como Bateria de Caiena. Na época, só havia, em Belem, um recem formado Corpo de Artilharia, com um efectivo inferior a 200 homens, distribuidos por Companhias.
Silvino Curado

Unknown disse...

Senhores,
O Silvino tem razão. Minha pesquisa sobre o assunto - fui convidado para elaborar a alocução sobre a bateria por ocasião da inauguração do quartel da Bateria Caiena nas instalações do 1º RCGd, demonstrou que D. João VI enviou, para a invasão de Caiena, 2 companhias de granadeiros, 2 companhias de infantaria ligeira, ambas destacadas de dois batalhões de linha da Corte, uma bateria de artilharia de Belém, tropas da Brigada Real de Marinha (os atuais Fuzileiros Navais), transportados e apoiados por uma esquadra anglo-portuguesa, além de um destacamento de Royals Marines. As tropas anglo-luso-brasileiras conquistaram a Guiana Francesa ao capturarem a capital, Caiena. A denominação de Bateria Caiena foi atribuída à unidade formada no âmbito do 32º GAC para fins cerimoniais.
Ayrthon Santana Vieira
(61) 3367-1460 / (61) 99977-9232
ayrthon.vieira@gmail.com