quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL


O Batalhão da Guarda Presidencial, ou BGP, é uma unidade de elite do Exército Brasileiro. Além das missões típicas de uma Unidade de Infantaria, o Batalhão possui três obrigações específicas, que são:
-Guardar o Palácio do Planalto e as principais instalações do Governo Federal na capital da República;
-Participar do Cerimonial Militar da Presidência da República e prestar as honras militares às autoridades nacionais e estrangeiras na Capital Federal;
-Participar de operações de garantia da lei e da ordem, conduzidas pelo Comando Militar do Planalto.
O BGP ocupa uma área no Setor Militar Urbano de Brasília, onde abriga diversas companhias que garantem o desempenho de suas missões: a Companhia de Choque, a Companhia do Cerimonial, o Pelotão de Motos e o Canil do Batalhão.

A história dessa tropa começou em 18 de janeiro de 1823, quando D.Pedro I criou o Batalhão do Imperador, um grupo especial comandado por oficiais de confiança, para combater o exército de Portugal que ainda tentava impedir a emancipação do Brasil.
O Batalhão foi decisivo na consolidação da independência e na pacificação do território brasileiro. O maior destaque do Batalhão do Imperador foi o 2º Tenente Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Em 1831, depois que D. Pedro I abdicou, o Batalhão do Imperador foi extinto. Um decreto da Regência Provisória, que reorganizou o Exército, determinou o fim das tropas diretamente ligadas ao ex-imperador.
Quase um século depois, em 7 de abril de 1933, por decreto do presidente Getulio Vargas, foi criado o Batalhão de Guardas, com sede no Rio de Janeiro, com a missão específica de guardar o Palácio do Governo.
O decreto afirmava que o recém-criado Batalhão de Guardas era legítimo herdeiro do Batalhão do Imperador e, para preservar as tradições históricas, determinou que: “Em formaturas gerais, como nas guardas em dias festivos, usará um uniforme especial que recorde as tradições da Infantaria Brasileira dos tempos da Independência e das primeiras revoluções republicanas”.
O Batalhão de Guardas se destacou na repressão aos revoltosos da Intentona Comunista em 1935 e na defesa do Palácio da Guanabara, então residência do presidente da República, no Rio de Janeiro, quando o prédio foi atacado pelos integralistas, em 1937.
Em 6 de abril de 1960, um decreto do presidente Juscelino Kubitschek mudou a sede da tropa para Brasília, a nova capital, e o grupo passou a ser chamado de Batalhão da Guarda Presidencial.

8 comentários:

Unknown disse...

SERVI NA CIA CHOQUE POR 8 ANOS E GOSTEI MUITO E SINTO MUITAS SAUDADES, UM FORTE ABRAÇO P/TODOS.JULIANO

Unknown disse...

SOLDADO MAXLEY 5º COBRA,88/89,TEMPO DE GRANDE STRES EM BSB,SALDADES DOS AMIGOS. A TODOS OS AMIGOS maxbrsilva@hotmail.com

Unknown disse...

Sd 1349 Montalvão Cia do cerimonial 1º Pelotão; Ano 94/95 época mágica ahh se pudesse estaria lá até então viu? Pois era muito bom quando escutava-mos o soar da mãos nas pernas do ressoando eco quando comandados a posição de sentido em forma ressoando eco ao som do hino nacional marchando,esbravejando o brado de guerra da compahia e outros momentos... Que boas lembraças...

cleydistone disse...

servi na 5 cobra 94/95 1199
sinto muitas saudades
abraço cleydistone

Brunninha disse...

Servi no ano 94/95 na 5 CIA COBRA ano que ela foi CIA CHOQUE. ano de saudades dos comandos e dos soldados amigos e digo foi um ano de aprendizagem e honra de servir ao lado de grandes pessoas.Abraço aos amigos deste ano... ASS: SD Franco 2 Pelotao Coral. fabiosaralee_850@hotmail.com

Unknown disse...

CUMPRI O TEMPO SERVIÇO MILITAR NO BGP, turma de 1987 cia crmn, 1° pel , sai de Campo Mourão -parana para Curitiba aonde fiquei por apenas 9 dias , em um certo dia o cap Carneiro da ccs do BGP que estava ali naquela unidade do exercito em Curitiba para inspecionar e separar soldados para ir para Brasilia DF,compor o contigente do BGP. A onde fiquei por apenas 1 ano mas dou graças a Deus que cumpri o tempo com muita dedicação e empenho, aqual me destaquei em varias modalidades . No esporte, na apresentação individual e no cumprimento de minha missão. Fiz muita amizade as decepções eu ignoro e as amizades eu cultivo para o resto de minha vida .abraços aos Granadeiros de hoje e sempre.

Unknown disse...

Maxlei e vc amigo lembra de mim 2857 tokuji 2 pelotao

Unknown disse...

Sd.2857 tokuji BGP.5 cobra saudades ...88/89.